top of page
Cópia de Talita Teixeira - Templates 2 (7).png

Coloproctologia

A fisioterapia aplicada à coloproctologia auxilia na melhora das disfunções anorretais de crianças e adultos. O tratamento consiste na reabilitação muscular por meio de técnicas específicas como o biofeedback, eletroestimulação, cinesioterapia e terapia comportamental. Dentre as principais disfunções tratadas pela fisioterapia podemos citar a constipação intestinal, incontinência anal e síndromes dolorosas.

Constipação intestinal:

Caracterizada pela diminuição da motilidade do intestino, com evacuação menor que três vezes na semana, grande esforço e dor para evacuar, fezes endurecidas e sensação de evacuação incompleta. Isso pode ocorrer em decorrência de maus hábitos comportamentais e dietéticos, posicionamento incorreto ao vaso sanitário, baixa ingestão de água e relaxamento incorreto da musculatura pélvica.

O objetivo da Fisioterapia é promover a reabilitação dos músculos do assoalho pélvico, aumentando sua funcionalidade, por meio da melhora na sinergia muscular, coordenação e sensibilidade anorretal.

Incontinência Anal

Definida pela perda involuntária de fezes e gases, e é caracterizada pela incapacidade de manter o controle fisiológico do conteúdo intestinal. Os sintomas levam a situações embaraçosas para os pacientes e ao isolamento social e profissional. Pode interferir negativamente na qualidade de vida dos pacientes, causando transtornos sociais e familiares concomitantes, sendo considerada um problema de saúde pública.

 

Indivíduos que sofrem da incontinência anal retardam a procura por atendimento, ou até mesmo não o procuram, agravando os sintomas apresentados e impactando negativamente sua vida.

 

Ela é causada principalmente por lesões diretas nas estruturas musculares, envelhecimento, obesidade, constipação intestinal prévia e doenças inflamatórias do intestino.

A fisioterapia objetiva tonificar os músculos do assoalho pélvico, aumentando sua funcionalidade, por meio da melhora na coordenação, força, resistência e sensibilidade anorretal.

Síndromes Dolorosas Anorretais

Algumas síndromes dolorosas da região anorretal podem estar relacionadas ou levar ao espasmo da musculatura do assoalho pélvico causando dor e grande desconforto ao paciente.

A fisioterapia nas síndromes dolorosas anorretais foca em melhorar a função e reduzir a dor através de técnicas específicas do assoalho pélvico. O objetivo é promover o relaxamento e o controle dos músculos pélvicos, visando a melhora da qualidade de vida do paciente. 

unipelvi fisioterapeutas pélvicas de são josé do rio preto e região

União de Fisioterapeutas Pélvicas

de Rio Preto e Região

Informações de Contato

Tel: (17) 99106-1114

São José do Rio Preto - SP, Brasil

Fale conosco!

© 2025 por UNIPELVI. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido e protegido por Wix

bottom of page